Oi pessoal, tudo bem? Ontem criei um perfil de Instagram pro bsb. Além de anunciar os textos, vou colocar comentários sobre o mercado com uma frequência maior.

Quer se tornar um assinante do bsb?  É super fácil, basta deixar seu email abaixo:


🤗 Twitter: A indústria blockchain apesar de jovem já possui diversos dogmas. Alguns deles são excelentes para entender a tecnologia e seu potencial, enquanto outros são pura bobagem.

 👍🏻 Nutella:

  • Mentiras:
    • Projetos que precisam da entrada de novos membros para crescerem serão sustentáveis quando estiverem maduros
    • A descentralização é uma proposta de valor por si só. Se é descentralizado, é melhor
    • No metaverso o trabalho tem mais valor
    • Para ter adoção, as pessoas precisam entender a tecnologia
    • É fácil empreender em crypto pois todos os projetos são open source
  • Verdades:
    • Tokenização leva ao crescimento econômico
    • Ativos digitais permitem novas fontes de renda
    • Crypto tem muitos idealistas, mas está cheio de oportunistas
    • Programabilidade faz com que a cooperação seja escalável
    • Alinhar incentivos acelera adoção

👊🏻 Raiz: 

Recentemente Bill Gurley, alguém que com certeza está na lista dos 5 melhores investidores de tecnologia de todos os tempos disse que hoje é o melhor momento dos últimos 15 anos para começar uma empresa. Real estate está mais barato, assim como talento, existem menos empreendedores começando empresas e a oportunidade criada pelas curvas de adoção de tecnologia continua tão boa quanto, se não melhor. Frases de especialistas sobre um tema complexo são boas de ouvir. Você se sente inteligente lendo e animado com o prognóstico. Apesar de concordar com Gurley nesse diagnóstico, existem muitas “verdades” que são ditas e repetidas por pessoas que não as entendem profundamente e isso pode levar erros monumentais. Sendo assim, quero pegar o texto de hoje para comentar sobre frases muito repetidas na indústria blockchain e quais considero bobagens.

Começando pelas bobagens, também chamadas de mentiras:

1) Projetos que precisam da entrada de novos membros para crescerem serão sustentáveis quando estiverem maduros  

Existe uma piada de que uma estratégia de negócios vencedora é “Perder dinheiro com cada venda, mas recuperar no volume”. Como mencionado no artigo da semana passada, a grande maioria dos projetos em blockchain perdem dinheiro aceleradamente. A criação de tokens é uma ótima forma de implementar uma estratégia de crescimento exponencial. Ao fazer de seus clientes seus acionistas via token, é possível ganhar massa critica e efeito de rede. O problema é que esse efeito de rede não é real sem um produto que tenha utilidade.

Estruturas de incentivo pirâmide criadas via tokens escondem em muito casos a fraqueza do produto, criando uma ilusão de adoção que na verdade faz com que seja muito difícil com que o produto melhore no longo prazo, pois não existem usuários em escala utilizando-os. Se o token não existisse, o projeto fica de pé? Para mais de 90% dos produtos de Web3 hoje, a verdade seria que não.

O melhor exemplo disso pra mim é a Decentraland, um ecossistema de realidade virtual criado via blockchain. O seu token tem valor de mercado de $1.2 bilhão de dólares na data deste artigo, no entanto dados da DappRadar, uma empresa de dados na blockchain, estima que o número de usuários ativos diários da Decentraland foi de apenas 38 pessoas. Assim, não sei vocês, mas eu tenho grupos de whatsapp em que mais de 38 pessoas participam por dia e eu não o compraria por nem R$10 reais.

2) A descentralização é uma proposta de valor por si só. Se é descentralizado, é melhor.

A maioria dos maximalistas crypto, a “facção” mais radical desta indústria não vai concordar comigo, mas a verdade é que existem poucos produtos em que a descentralização e a resistência a censura são características importantes.

Gasta-se um tempo e energia enorme criando uma narrativa de descentralização. Se algum empreendedor aparecer com um projeto que é “como a empresa tal, mas descentralizado”, pode fugir, é besteira. Agora, o que é interessante da descentralização é que dentre os produtos em que descentralização importa estão grandes mercados, como diversos serviços financeiros, mídia, dentre outros.

3) No metaverso o trabalho tem mais valor

Existem diversas atividades no metaverso que hoje são subsidiadas, de forma que para o usuário desinformado, faz sentido que ele ganhe dinheiro para fazer coisas que no mundo real ele pagaria pra fazer ou teria retornos menores. Pense nos projetos de Play-to-earn, em que jogadores ganham dinheiro para jogar um game na blockchain. Não tem como isso ser sustentável.

Da mesma forma, para um mesmo nível de risco, o retorno financeiro de um investimento na blockchain vs no mercado tradicional deveria convergir para apenas marginalmente acima, devido a complexidade da plataforma blockchain. Se o retorno esta 5x maior, acredite, você não está entendendo o risco que está tomando.

4) Para ter adoção, as pessoas precisam entender a tecnologia

O consumidor não precisa ter que entender nenhuma tecnologia para ter que utiliza-la. Eu tenho certeza que a absoluta maioria das pessoas não entende 1% dos sistemas dos seus smartphones, mas ainda assim confiam neles para tocar suas vidas.

O que a indústria blockchain precisa é de melhor experiência do usuário e de melhor utilidade, ponto final.

5) É fácil empreender em crypto pois todos os projetos são open source

A grande maioria dos projetos de Finanças Descentralizadas e NFTs são pouco defensáveis. A maioria dos protocolos de crédito são cópias uns dos outros. Na verdade, a maioria destes projetos serviriam muito melhor como um feature de um protocolo mais estabelecido do que uma blockchain independente com seu próprio token, equipe e entidade.

Agora vamos às verdades:

1) A tokenização leva ao crescimento econômico

Estamos numa busca constante por mais produtividade, principal fator para crescimento nas próximas décadas – dado que o crescimento populacional hoje é mínimo e restrições ambientais para produzir mais “coisas” são cada vez maiores.

Ao conseguir tokenizar ativos, criando unidades padronizadas e bases de dados interoperáveis, conseguimos atribuir valor a estes. Pensem na quantidade de coisas que são valiosas, mas que não conseguimos quantificar ou negociar. No nível pessoal: a nossa atenção; no nível social: a qualidade do ar.

Com a tokenização conseguimos trazer liquidez para estes ativos e permitir que estes sejam trocados por outras coisas valiosas. Isso permite aqueles que criam estes valores que possam ser compensados e incentivados a criar mais. O resultado é uma economia mais dinâmica, novas industrias, profissões e uma maior diversificação de fontes de renda.

2) Ativos digitais permitem novas fontes de renda

A tokenização cria novos tipos de ativos, novos formatos de propriedade e faz do próprio ato de ser dono algo mais acessível. Isso faz com que seja mais fácil para o cidadão comum se tornar um proprietário de capital e isso leva a uma melhor distribuição de renda e patrimônio. Quer um exemplo? Apesar da critica ao Decentraland, é mais fácil comprar um terreno lá do que no mundo real – não tem cartório, por exemplo.

3) Crypto tem muitos idealistas, mas está cheio de oportunistas

A indústria blockchain hoje é o epicentro daquele perfil de pessoa ultra oportunista e focada apenas em ganhar dinheiro. Muita gente ganhou dinheiro rápido em crypto. Isso cria deslumbramento nesse tipo de pessoa. Dentro desse grupo tem aqueles que vão fazer de tudo para ganhar dinheiro, inclusive cometer crimes.

Se eu pudesse mudar uma coisa sobre blockchain é o horizonte das pessoas. Quase nada de valor se cria no curto prazo e quase tudo que hoje valorizamos foi criado no longo.

4) A Programabilidade faz com que a cooperação seja escalável

Os modelos econômicos cooperativos são coadjuvantes no mundo de hoje. O individualismo é o modelo vencedor. Nos ciclos de produção econômicos tradicionais, os produtores de valor e consumidores em geral são pessoas diferentes.

O consumidor compra. Os recursos são distribuídos aos produtores via empresas através de salários e lucros. Os donos dos meios de produção e funcionários normalmente não são a mesma pessoa. Isso cria distorção e fricção. Através de blockchain podemos criar tokens que acumulam o valor econômico e este é distribuído parte para os consumidores e produtores. A grande sacada desse modelo é que cria uma criação de valor mais imediata, eficiente e repetitiva.

5) Alinhar incentivos acelera adoção

Warren Buffet disse que “me mostre o incentivo que te mostro o comportamento”. Dado que o valor de uma atividade acrua para o token e este tem como proprietários diferentes participantes de uma atividade, estes trabalham em favor do token por interesse próprio. Usuários, investidores, empreendedores, contribuidores, todos alinhados.

PS: este texto teve inspiração diversos tweets e textos da Tascha Labs

Grande abraço,

Edu

DISCLAIMER: essa newsletter não é recomendação de investimentos. Seu propósito é puramente de entretenimento e não constitui aconselhamento financeiro ou solicitação para comprar ou vender qualquer ativo. Faça a sua própria pesquisa. Todas as opiniões e visões são pessoais do próprio autor e não constituem a visão institucional de nenhuma empresa da qual ele seja sócio, colaborador ou investidor.